top of page

Museu Histórico e Arqueológico de Lins

O Museu Histórico e Arqueológico de Lins, tem se consolidado como um importante espaço de difusão de conhecimento, valorização da história e agente de transformação social. Esses resultados se devem ao trabalho realizado com a comunidade para implantação do museu.

 

O Museu possui uma administração moderna, baseada em metas e resultados, por isso, possui missão institucional, visão de futuro e seus objetivos.      

 

A missão institucional do museu é ser um espaço democrático de preservação do patrimônio cultural de Lins e região, lugar de vivência e de encontro de diferentes grupos. Tem como premissa o trabalho participativo, envolvendo segmentos sociais diversos. Para isso, desenvolve pesquisas em Arqueologia, História, Antropologia, Museologia e áreas afins, destacando a diversidade cultural regional, suas memórias e histórias. Objetiva-se a construção de um espaço educativo, interativo, dinâmico e crítico, fomentando o uso sustentável do patrimônio e o desenvolvimento regional, com especial atenção ao turismo.

 

Temos a visão de se tornar um modelo institucional de ferramenta cultural, quer ser referência no turismo cultural vinculado a instituições museológicas, ambiciona abrir novos espaços buscando um novo público e ser modelo para o interior de São Paulo em mediação.

Obejtivo

O maior objetivo em longo prazo é ser indissociável à Lins, sendo a imagem do município.

 

O Museu é uma instituição que tem a função de preservar o patrimônio histórico e ainda uma função social quanto à comunidade que está inserido, sendo um ambiente onde é capaz de promover a preservação, a valorização da história, da memória e tradições locais. Integrado à comunidade que busca promover sua participação. Tendo espaço para exercer seu papel político de instrumento de transformação social e formação de consciência crítica individual e coletiva.

 

Faz-se necessário destacar a importância do museu na identidade cultural da cidade. Identidade cultural diz respeito às singularidades e peculiaridades que ao mesmo tempo diferenciam e identificam um povo, não sendo algo estático, mas sim dinâmico que se transmuta adquirindo novos conceitos e formas.

 

É imprescindível que nosso museu seja reconhecidamente um espaço de integração social, que a comunidade use o espaço para crescer valorizando a cultura local, nosso museu é um agente de mudança cultural, e com obrigação de educar permanentemente e culturalmente a comunidade.

 

A museografia é a articulação da linguagem como meio de comunicação do museu, a linguagem do museu, não é verbal, ela é mais próxima da percepção da realidade e da capacidade de percepção dos indivíduos. 

 

A cidade toda é um patrimônio, pois se refere à história da comunidade que ali viveu e vive, portanto essa é a razão de preservarmos, garantirmos a consistência de nossa história ao longo dos anos.

 

MUSEU

D  E  S  D  E     2   0   1   2
 DE LINS
bottom of page